A aprendizagem de África continua. Vamos de táxi à gare routiére e metem-nos num autocarro para Bandjun. O autocarro tem como destino final Yaoundé e está meio vazio. Decido perguntar num café como ir para Bandjun e dizem que o melhor é ir em táxi partilhado. Encontramos um táxi que nos leva até ao centro de Bandjun. Dizem depois que é preciso outro táxi para ir até à Chefferie – “são quatro quilómetros”. Um homem propõe 1500francos para uma course (táxi todo para nós) mas queremos apenas dois lugares que custam 150 francos cada. Rapidamente vemos que nunca haverá mais gente para que ele parta e decidimos ir a pé. Demora 40 minutos e quatro perguntas por direções.

A chefferie é onde vive um rei local e há umas certas tradições. O conservador do museu guia-nos e conversa connosco. Ele quer trazer mais locais a descobrir a chefferie mas não sabe como. De regresso apanhamos uma moto-táxi até ao centro de Bandjun e depois um táxi leva-nos diretos ao hotel em Bafoussam onde tínhamos deixados as mochilas.

Comemos umas espetadas para matar a fome e vamos apanhar um minibus para Funbam. Incrivelmente não temos de esperar. Vamos vinte numa HiAce de nove lugares mas aguenta-se. Não há espaço para vendedores a bordo. Funbam, depois de uma hora de viagem, é ainda mais poeirenta. E mais muçulmana. O hotel que escolhemos é simples. Depois de pagar descobrimos que as torneiras estão secas e há apenas um bidon cheio de água. Adeus duche. Visitamos o Palácio Real com dois guias, um para o interior e outro para o exterior. O guia do exterior leva-nos depois a lojas de artesanato onde não queremos comprar nada (custa sempre dizer não a cada um dos vendedores insistentes) e ainda a uma interessante fundição de bronze. Estamos cansados e vamos beber uma cerveja a um bar que não tem música a altos berros. Tiramos umas fotos da varanda do restaurante – é sempre bom tirar fotos do alto, sem que as pessoas nos remarquem. Depois jantamos, já ao som de música. Frango e uns couscous brancos muito finos. A empregada tenta nos vender uns colares: estamos bem numa cidade turística. Cansados vamos para o nosso hotel sem água onde passamos o ano novo a tentar dormir ao som de milhares de pessoas e bares a altos berros – “bonne année, bonne année”.